Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

versão original em español

Reunião de trabalho do Ministro de Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Antonio de Aguiar Patriota com o Secretário de Relações Exteriores do México, José Antonio Meade Kuribreña

Nesta data, o Secretário de Relações Exteriores, José Antonio Meade Kuribreña, realizou visita de trabalho a Brasília, onde manteve encontro com o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Antonio Patriota.

No encontro, reiteraram o interesse em trabalhar conjuntamente em matéria de cooperação energética. Continuar-se-á a trabalhar para que a Pemex e a Petrobrás ampliem seus sistemas de intercâmbio de informações, experiências e centros de treinamento.

Concordaram em envidar esforços para a concretização de projetos de cooperação no setor agroindustrial.

Os representantes mexicanos e brasileiros acordaram que trabalharão para estreitar relações em áreas de interesse comum, tais como a paz e a segurança do hemisfério e mundialmente, o combate à fome, a promoção do desenvolvimento, a cooperação e o diálogo internacionais.

Um âmbito de particular relevância na relação será o educativo e cultural. Ambas as partes comprometeram-se a realizar intercâmbios e visitas de alto nível, a fim de aproximar os povos de ambos os países e fomentar o entendimento mútuo.

Por fim, os Chanceleres congratularam-se pela reativação – em 16 de maio passado – do Acordo de Supressão de Vistos de Curta Duração para Passaportes Comuns, o que facilitará o fluxo de viajantes entre os dois países. Trata-se de um dos primeiros resultados do bom relacionamento que existe entre os governos dos Presidentes Rousseff e Peña Nieto.

Brasília, dezessete de maio de dois mil e treze.

Fim do conteúdo da página