Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
364

O Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, realizará visita à República Oriental do Uruguai no dia 21 de outubro de 2013. Em Montevidéu, manterá reunião com o Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, e deverá ser recebido pelo Presidente da República, José Mujica.

O Ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado passará em revista, com seu colega uruguaio, os principais temas da agenda bilateral e regional, com atenção especial para os temas relativos ao MERCOSUL e à UNASUL.

As relações entre Brasil e Uruguai receberam impulso renovado a partir de julho de 2012, com o estabelecimento do Grupo de Alto Nível (GAN) Brasil-Uruguai, que tem desenvolvido iniciativas em matéria de livre circulação de bens e serviços, livre circulação de pessoas, infraestrutura de transportes, integração produtiva, comunicações, e ciência e tecnologia. No âmbito do GAN, os dois países firmaram, em 2012, Protocolo de Livre Circulação de Bens, compromisso reforçado de facilitação do comércio. No início de novembro próximo, será realizada Reunião de Alto Nível para discussão de temas de fronteira.

O Brasil é o principal mercado para os produtos uruguaios. A corrente de comércio bilateral cresceu 324% entre 2003 e 2012, passando de US$ 943 milhões a mais de US$ 4 bilhões no período. O Uruguai é o segundo maior investidor no Brasil entre os países da América do Sul e concentra o segundo maior estoque de investimentos brasileiros na região.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Uruguai

Fim do conteúdo da página