Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
321

Será realizada, nos dias 15 e 16 de setembro, no Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, a XVI Reunião Ministerial do BASIC, para coordenação entre Brasil, África do Sul, Índia e China, sobre as negociações em curso no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e seu Protocolo de Quioto. A reunião terá início com encontros técnicos e de negociadores, no dia 15 de setembro.

O encontro de ministros, no dia 16, será co-presidido pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo Secretário-Geral das Relações Exteriores, Eduardo dos Santos. Na ocasião, será assinado Memorando de Entendimento entre Brasil e África do Sul sobre Cooperação na Área Ambiental.

As discussões da XVI Reunião Ministerial do BASIC visam coordenação de posições, com vistas à próxima Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-19), a realizar-se em Varsóvia, Polônia, de 11 a 22 de novembro próximo. Terão destaque, na agenda, as discussões sobre fortalecimento das ambições de mitigação de emissões até 2020 e sobre novo instrumento internacional com força legal e vinculante para todas as partes, a ser acordado no âmbito da Convenção-Quadro até 2015, de modo a entrar em vigor a partir de 2020.

O BASIC foi criado em 2007, como grupo informal de diálogo sobre as negociações sob a UNFCCC. Desde sua criação, o Grupo vem desempenhando papel importante na construção de entendimento no regime de mudança do clima e na definição de resposta global efetiva e justa para o aquecimento global. A atuação coordenada do BASIC tem estimulado nível maior de ambição no combate à mudança do clima e tem contribuído para o tratamento do apoio financeiro, tecnológico e técnico internacional para ações de mitigação e adaptação em países em desenvolvimento.

Fim do conteúdo da página