Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
115

A Casa Civil da Presidência da República e o Ministério das Relações Exteriores promoveram, no dia 7 de outubro, no Itamaraty, o evento “Diálogo com Embaixadores da UE no Brasil: crescimento, sustentabilidade e políticas públicas”. Do lado brasileiro, participaram os ministros Walter Braga Netto, Ernesto Araújo, Paulo Guedes, Tarcísio Freitas, Tereza Cristina e Roberto Campos Neto.

Na ocasião, foram apresentadas as políticas públicas formuladas pelo Brasil com vistas à recuperação econômica, as reformas estruturais sendo implementadas no Brasil, os programas de sustentabilidade do agronegócio e concessões na área de infraestrutura. Foram enfatizadas as iniciativas do Centro de Governo na coordenação de políticas e promoção de reformas que incluem a acessão à OCDE e a adesão a seus instrumentos.

O Brasil é o país não membro com mais denso relacionamento e maior aderência aos instrumentos legais daquela Organização. Os ministros discutiram, ademais, a estratégia de inserção internacional da economia brasileira, a entrada do Brasil na OCDE e a integração comercial resultante do Acordo Mercosul-União Europeia. Foi especialmente enfatizada a importância do alinhamento do Brasil aos padrões da OCDE de regulação, investimentos e de governança pública.

Os embaixadores da UE apresentaram as prioridades atuais do bloco e, em particular, o seu plano de recuperação, intitulado “Green Recovery”. A parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia baseia-se nos princípios e valores compartilhados por ambas sociedades e incentiva os fluxos bilaterais comerciais, financeiros, científicos, tecnológicos e de investimentos.

A troca de experiências propiciada pelo encontro é parte do crescente diálogo entre o Brasil e a UE sobre variados temas da agenda internacional e de políticas públicas. Sinalizou também novas oportunidades de cooperação no revigoramento da economia mundial em resposta à crise e reafirmou o enorme potencial representado pelo estreitamento dos laços históricos, sociais e econômicos que unem nossas sociedades.

Fim do conteúdo da página