Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
270

A convite de Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Vice-Comandante Supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, Sua Excelência o Presidente da República Federativa do Brasil, Senhor Jair Bolsonaro, cumpriu sua primeira viagem oficial ao mundo árabe, visitando os  Emirados Árabes Unidos em 27 de outubro de 2019. Ministros de diversas pastas, parlamentares e comitiva empresarial acompanharam a delegação presidencial.

2. A visita teve lugar no ano em que Brasil e Emirados Árabes Unidos celebram 45 anos do estabelecimento de relações diplomáticas.

3. Em Abu Dhabi, Sua Excelência o Presidente Jair Bolsonaro foi recebido por Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan e por Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Emir de Dubai. Os líderes decidiram alçar as relações bilaterais ao nível de parceria estratégica, tendo assinado Memorando de Entendimento sobre a Parceria Estratégica entre Brasil e Emirados Árabes Unidos, nas áreas de paz e segurança, cooperação econômica, cooperação em energia e cooperação em turismo, cultura e esportes.

4. Acordos internacionais também foram assinados nos campos de inteligência artificial, meio ambiente, defesa, comércio e cooperação aduaneira. 

5. Durante reunião, os líderes trataram de temas relativos às relações bilaterais, incluindo ações conjuntas para o fortalecimento da cooperação econômica, em defesa, em ciência, tecnologia e inovação e no combate ao terrorismo. Intercambiaram, ademais, visões sobre temas regionais e globais.

6. Ambos os líderes ressaltaram a excelente cooperação econômica entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos e manifestaram a determinação de fortalecê-la ainda mais. Ao recordarem os já expressivos investimentos mútuos, identificaram convergências e iniciativas conjuntas prioritárias com vistas à ampliação de parcerias envolvendo fundos de investimentos em setores como agronegócio e segurança alimentar, infraestrutura, transportes, energia, defesa e inovação, visando a benefícios mútuos para os povos e as economias de ambos os países.

7. Ambos os lados referiram-se à posição dos Emirados Árabes Unidos de terceiro maior parceiro comercial árabe do Brasil e confirmaram sua intenção de expandir a parceria comercial entre os dois países.

8. Os dois líderes reiteraram a importância dos Emirados Árabes Unidos como porta de entrada para os mercados regional e global. Destacaram, em particular, o expressivo potencial da localização estratégica, da infraestrutura avançada e do ambiente de negócios dinânico dos Emirados Árabes Unidos para a facilitação do acesso de produtos brasileiros a mercados de terceiros países, sobretudo na Ásia.

9. Com vistas a promover ainda mais a cooperação econômica e a explorar potenciais novas parcerias comerciais e investimentos, Sua Excelência o Presidente Jair Bolsonaro participou de Seminário Empresarial Brasil-EAU com o tema “Criando Oportunidades de Negócios entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos e Pontes para a Ásia”, em 27 de outubro de 2019, que congregou mais de 300 representantes do setor privado de ambos os países para explorar oportunidades nas áreas de alimentos e agricultura, consultoria financeira, saúde, logística, infraestrutura, defesa, tecnologia da informação e comunicação e petróleo e gás.

10. Os líderes reafirmaram que a cooperação em defesa continua sendo componente da agenda bilateral não apenas sob o aspecto comercial, mas também na construção de confiança e no intercâmbio de boas práticas. Em reposta à abertura de Adidância de Defesa na Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, o Presidente Jair Bolsonaro anunciou a iminente abertura da Adidância de Defesa na Embaixada do Brasil em Abu Dhabi.

11. Ambos os líderes reiteraram a disposição de aprofundar a cooperação no combate ao crime transnacional e ao terrorismo.

12. Reafirmaram, igualmente, o compromisso com a proteção e a promoção da liberdade religiosa e com a facilitação da harmonia interreligiosa.

13. Os líderes reiteraram, ainda, a importância do multilateralismo e o papel vital das Nações Unidas para a manutenção da paz e da segurança internacionais.

14. Ao término de sua visita aos Emirados Árabes Unidos, que comemoram, em 2019, o “Ano da Tolerância”, o Presidente da República visitou a Grande Mesquita do Xeique Zayed, e depositou oferenda floral no Monumento aos Mártires da Pátria (Wahat Al Karama).

15. Sua Excelência o Senhor Jair Bolsonaro, Presidente da República Federativa do Brasil, expressou a Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Vice-Comandante Supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, sua gratidão pela hospitalidade com que foi recebido, juntamente com sua comitiva, nos Emirados Árabes Unidos.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Emirados Árabes

Fim do conteúdo da página