Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
236

Está sendo realizada, de 17 a 19 de setembro, no Itamaraty, em Brasília, a 20ª Reunião do Grupo de Trabalho Internacional sobre Créditos à Exportação (IWG, na sigla em inglês). Além do Brasil, que atualmente o preside, integram o IWG África do Sul, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Israel, Japão, Malásia, Noruega, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, Turquia e a União Europeia.

O IWG vem negociando novo acordo internacional para fixar as regras que os países deverão seguir ao oferecer financiamento para as suas exportações. Algumas dessas regras envolvem, por exemplo, o percentual máximo que poderá ser financiado pelos governos em uma operação de exportação, o prazo máximo para a quitação do valor financiado ou as taxas de juros a serem aplicadas.

Regras comuns na área de créditos oficiais à exportação são essenciais: elas contribuem para que a competição entre as exportações dos diferentes países se dê com base no preço e na qualidade dos bens e serviços ofertados, em vez de ser determinada por condições mais vantajosas de financiamento.

Fim do conteúdo da página