Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
218

Nesta quinta-feira, 22 de agosto de 2019, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho e o Presidente da EMBRAER Defesa e Segurança, Jackson Schneider, assinaram, na presença do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, contrato de aquisição, pela Força Aérea Portuguesa, de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo produzidos pela empresa brasileira.

O contrato havia sido aprovado pelo Conselho de Ministros português em 11 de julho de 2019 e contempla, além da compra das aeronaves e do simulador, a contratação dos correspondentes serviços de apoio logístico.

Portugal torna-se, assim, o segundo país, além do Brasil, a operar as aeronaves KC-390, aviões para transporte tático e logístico e reabastecimento em vôo desenvolvidos e fabricados pela EMBRAER Defesa e Segurança. Com aquelas aeronaves, a Força Aérea Portuguesa reforçará suas capacidades de transporte aéreo, busca e salvamento, evacuações sanitárias, apoio logístico entre o território continental e os arquipélagos (Açores e Madeira), reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais.

A cooperação estabelecida com empresas portuguesas na produção do KC-390 representou passo fundamental para a internacionalização do setor aeronáutico brasileiro. Além de destacar a excelência da indústria aeronáutica e de defesa do Brasil, a aquisição das cinco aeronaves evidencia o êxito da empreitada conjunta, com o ingresso, no mercado de país membro da OTAN, de produto brasileiro de altíssima tecnologia e de aplicação civil e militar.

Fim do conteúdo da página