Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
214

Brasil e China celebram hoje o 45º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas. Para marcar a data, os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping, assim como os ministros das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo e Wang Yi, trocaram mensagens alusivas ao fato.

As relações sino-brasileiras são hoje caracterizadas por elevado grau de institucionalização e pelo interesse recíproco no aprofundamento do diálogo. Neste ano, foram realizados a V Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN) no nível de vice-presidentes e o III Diálogo Estratégico Global entre os ministros das Relações Exteriores, criado no âmbito da Parceria Estratégica Global. O dinamismo das relações bilaterais evidencia-se ainda pelo intenso calendário de troca de visitas de alto nível, com destaque para a programada ida do Presidente Jair Bolsonaro à China, ainda neste ano, e a vinda do Presidente Xi Jinping ao Brasil, em novembro, por ocasião da XI Cúpula do BRICS.

A China é importante fonte de investimentos e o principal parceiro comercial para o Brasil desde 2009. Brasil e China colaboram em bem-sucedidos projetos bilaterais nas áreas de espaço, nanotecnologia, energias renováveis, entre outros, e têm trabalhado para identificar áreas de interesse mútuo nas quais a cooperação entre os dois países possa ser intensificada.

Ao celebrar a tradicional cooperação entre Brasil e China, o governo brasileiro reitera sua disposição de continuar trabalhando com o governo chinês para fortalecer os laços bilaterais em benefício dos povos brasileiro e chinês.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-China

Fim do conteúdo da página