Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
165

O Senhor Presidente da República participará, em 28 e 29 de junho, da XIV Cúpula do G20, em Osaka, Japão.

O programa da Cúpula prevê 4 sessões de trabalho. A primeira tratará de temas relacionados à economia mundial, bem como ao comércio e aos investimentos internacionais. A segunda debaterá inovação e economia digital, incluindo o tema da inteligência artificial. A terceira, já no dia 29, debaterá temas afetos ao desenvolvimento sustentável, tais como emprego, saúde e combate a desigualdades. A quarta sessão tratará de mudança do clima, energia e meio ambiente.

À margem da Cúpula, o Presidente Jair Bolsonaro deverá manter encontros bilaterais com outros Chefes de Estado e Governo.

Alguns dos temas prioritários para a presidência japonesa do G20 são: economia digital; infraestrutura de qualidade; envelhecimento populacional (tema com implicações para a previdência social, o futuro do trabalho e a saúde); e combate ao lixo plástico no mar.

Ao longo de 2019, o G20 também debateu temas de sua pauta de trabalho regular, tais como economia e finanças globais; tributação de empresas no ambiente digital; comércio internacional, inclusive as atuais tensões comerciais e a reforma da OMC; e energia e meio ambiente. Foram igualmente discutidas questões relacionadas a saúde, formação de capital humano, empoderamento das mulheres, agricultura e combate à corrupção.

Os consensos que se formem em Osaka constarão do Comunicado de Líderes, a ser adotado ao final da cúpula. 

Pesquisa:
Fim do conteúdo da página