Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
122

O presidente da República, Jair Bolsonaro, manterá encontro com o presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, no Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, no dia 10 de maio. Na ocasião, os presidentes lançarão a pedra fundamental da segunda ponte sobre o rio Paraná, a ser construída entre Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai.

A segunda ponte sobre o rio Paraná será utilizada para o fluxo de carga e oferecerá alternativa logística à ponte da Amizade, que se destinará unicamente ao trânsito de veículos de passeio. O prazo estimado para a construção da ponte é de três anos. A obra será custeada por Itaipu Binacional e executada pelo Governo do Paraná, com supervisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O projeto soma-se a outras duas pontes internacionais projetadas para serem construídas entre os dois países nos próximos anos: a ponte sobre o rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, que integrará o Corredor Rodoviário Bioceânico, ligando o Brasil e o Paraguai aos portos do norte do Chile, e a ponte sobre o rio Apa, que servirá de ligação entre o Centro-Oeste brasileiro e o porto fluvial paraguaio de Concepción.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai. Em 2018, o intercâmbio comercial foi de US$ 4,1 bilhões, tendo aumentado 8,6% em relação a 2017. O Brasil mantém o segundo maior estoque de investimentos diretos naquele país, estimado em US$ 1 bilhão.

Fim do conteúdo da página