Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
118

Brasil e Vietnã celebram hoje o 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas. Em 1994, foi inaugurada a Embaixada do Brasil em Hanói, a primeira de um país latino-americano na capital vietnamita e, no ano 2000, a Embaixada do Vietnã em Brasília foi estabelecida.

São três décadas de aprofundamento contínuo das relações bilaterais. Em 2018, o comércio do Brasil com o Vietnã foi superior a US$ 4,2 bilhões, seu maior nível histórico. No último ano, o Vietnã foi o 5º maior parceiro comercial do Brasil na Ásia. Empresas brasileiras dos setores de arquitetura e de produção de couros, entre outras, mantêm investimentos no Vietnã.

Brasil e Vietnã contam com acordos nos mais diversos campos, como os de ciência e tecnologia; cultura; esportes; produção e uso de etanol combustível; e saúde. Nos últimos anos, os dois países firmaram, ainda, atos sobre serviços aéreos; transportes marítimos; cooperação entre think tanks; e treinamento de diplomatas.

Os dois países trabalham hoje para expandir e diversificar o já significativo comércio bilateral, bem como ampliar investimentos recíprocos. A promoção do conhecimento mútuo das sociedades brasileira e vietnamita, por meio, por exemplo, da intensificação dos fluxos de turismo, é também importante objetivo nas relações bilaterais.

O governo brasileiro congratula-se com o governo vietnamita pela profícua cooperação desenvolvida ao longo dessas três décadas, manifesta a expectativa de continuado adensamento das relações e transmite votos de prosperidade ao governo e ao povo do Vietnã.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Vietnã

Fim do conteúdo da página