Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
105

Terá lugar amanhã, dia 30 de abril, no Palácio Itamaraty, a 9ª Reunião do Comitê Diretivo de Cooperação Científica e Tecnológica Brasil-União Europeia (UE). O mecanismo avalia as prioridades da cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) e supervisiona as atividades desenvolvidas no âmbito do "Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Comunidade Europeia", assinado em 2004 e renovado no ano passado por cinco anos.

O encontro discutirá os resultados de projetos de pesquisa conjuntos, financiados por entidades brasileiras e pelo programa europeu, além das perspectivas do futuro da cooperação bilateral com a entrada em vigor do programa “Horizonte Europa” (2021-2027), no qual há a expectativa de maior flexibilização para participação de países de fora da UE em projetos conjuntos de pesquisa, inclusive em termos de coparticipação financeira. Estima-se que o “Horizonte Europa” conte com recursos na ordem de EUR 115 bilhões, aumento significativo em relação ao atual programa “Horizonte 2020”, cujo orçamento é de EUR 80 bilhões.

A reunião ainda tratará especificamente de áreas de pesquisa relacionadas à agricultura; tecnologias de informação e comunicação; oceanos; recursos hídricos; ciência para a sociedade; energia; inovação e startups; saúde; e mobilidade de pesquisadores. A agenda prevê, ainda, discussão sobre novas áreas de cooperação e contempla a análise do funcionamento do acordo administrativo assinado, em 2018, entre FINEP, CNPq, CONFAP e a Comissão Europeia para o lançamento de chamadas coordenadas ou conjuntas de projetos de pesquisas.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-UE

Fim do conteúdo da página