Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
94

Brasil e Tailândia celebram hoje o 60º aniversário de relações diplomáticas. A data marca a troca de notas diplomáticas, em Bangkok, em 1959, entre o embaixador brasileiro Hugo Gouthier e o então ministro das relações exteriores tailandês, Thanat Khomann. A Embaixada do Brasil em Bangkok foi aberta naquele mesmo ano, e a Embaixada da Tailândia em Brasília, em 1964.

Em 2018, o Brasil se converteu no principal parceiro comercial da Tailândia na América Latina, e a Tailândia, no 7º principal parceiro comercial do Brasil na Ásia. O comércio bilateral foi superior a US$ 3,5 bilhões. Na área de investimentos, é crescente a atuação de empresas tailandesas em setores como os de hotelaria e eletroeletrônicos no Brasil.

Os dois países contam com mecanismos de diálogo político, que têm permitido interlocução contínua, e mantêm diversos acordos em áreas como as de cooperação técnica e científica. As paisagens e cultura da Tailândia são cada vez mais conhecidas dos brasileiros. Cerca de 66 mil turistas brasileiros visitaram a Tailândia no ano passado. O Brasil é o país que tem mais centros de estudo e prática do Muay Thai.

O Brasil segue comprometido com o fortalecimento das relações com a Tailândia. Queremos expandir ações concretas nas áreas de comércio e investimentos, cooperação em energia, segurança e defesa, entre outras, para benefício mútuo de nossos povos.

O governo brasileiro congratula-se com o governo tailandês pelos substantivos avanços conjuntos obtidos nos últimos 60 anos, faz votos para o continuado aprofundamento de nossas amistosas e profícuas relações, e transmite ao fraterno povo da Tailândia seus melhores cumprimentos.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Tailândia

Fim do conteúdo da página