Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
408

O governo brasileiro, a Agência Internacional de Energia (AIE) e a Polônia, na qualidade de presidente da COP24, sediaram hoje, em Katowice, Polônia, evento de alto nível da Plataforma para o Biofuturo.

Co-presidida pelo ministro do Meio Ambiente do Brasil, Edson Duarte; pelo diretor-executivo da AIE, Fatih Birol; e pelo presidente da COP 24, Michał Kurtyka, a atividade reuniu autoridades dos 20 países membros da Plataforma, com o objetivo de apoiar o contínuo desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável de baixo carbono.

Foi anunciada a transferência das funções de facilitação (secretariado), interinamente exercidas pelo Brasil, para a Agência Internacional de Energia, a partir de 1º de fevereiro de 2019. A transferência é importante passo para a consolidação da Plataforma para o Biofuturo e resulta do avanço consistente e da credibilidade obtida pela iniciativa. Também foram apresentados os resultados do primeiro relatório da Plataforma, intitulado “Criando o Biofuturo: um relatório sobre o estado da bioeconomia de baixo carbono”, cuja versão integral pode ser lida aqui.

A Plataforma para o Biofuturo é uma iniciativa intergovernamental lançada em novembro de 2016 pelo governo brasileiro e integrada por outros 19 países, incluindo Argentina, Canadá, China, Dinamarca, Egito, Estados Unidos da América, Filipinas, Finlândia, França, Índia, Indonésia, Itália, Marrocos, Moçambique, Países Baixos, Paraguai, Suécia, Reino Unido e Uruguai.

Envolvendo indústria, academia e organizações internacionais, o mecanismo busca promover a coordenação internacional na área da bioeconomia sustentável de baixo carbono, que proporciona efeitos positivos na promoção do desenvolvimento sustentável, do crescimento econômico e da segurança energética, assim como no combate à mudança do clima.

Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas no “website” da Plataforma para o Biofuturo: http://biofutureplatform.org

Fim do conteúdo da página