Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
404

Na próxima sexta-feira, 7 de dezembro, cerca de 40 alunos de ensino médio da Escola Estadual Ministro Costa Manso concluirão, com uma simulação das Nações Unidas, seu primeiro semestre de aprendizado em temas da agenda internacional, promovido pelo Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo (ERESP).

A realização de modelos de simulação das Nações Unidas (MONU) surgiu na Universidade de Harvard há mais de 40 anos e foi replicada no mundo inteiro. No Brasil, simulações já são realizadas em diversas universidades, faculdades de Relações Internacionais e em colégios particulares de ensino médio.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o ERESP assinaram, em 27/03/18, Protocolo de Intenções no âmbito do Programa “Adoção Afetiva de Escolas Estaduais” visando oferecer novas oportunidades aos alunos da rede pública. A Escola Estadual de Ensino Médio Ministro Costa Manso (Rua João Cachoeira, 960) foi escolhida por oferecer estrutura física e grade curricular que permitiram a inclusão do projeto como uma disciplina eletiva.

O ERESP ficou responsável por oferecer uma disciplina eletiva semanal ao longo do 2º semestre de 2018, com base em modelo de simulação realizado pelo Colégio Bandeirantes, que se dispôs, desde o início do projeto, a apoiar a iniciativa. As aulas – ministradas por estagiários do ERESP, com supervisão dos diplomatas daquele Escritório – ofereceram conhecimentos básicos sobre o sistema internacional e o funcionamentos da ONU, bem como sobre as relações diplomáticas entre estados membros da organização, visando, sobretudo, a capacitar os alunos a refletir sobre a complexidade dos temas da agenda internacional, a participar em debates e a buscar soluções negociadas para conflitos.

Durante a realização de todo o projeto, o ERESP contou com a assistência dos professores e dirigentes da escola, com o apoio da Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste, e com o patrocínio da Embaixada da Suíça no Brasil e da OSCIP Imagem da Vida.

Em 2019, o ERESP dará continuidade ao projeto MONUEM e, com a participação de novos parceiros (UFABC, ESPM, UAM, PUC-SP, UNISANTOS e outros), beneficiará um total de dez escolas de ensino médio do Estado de São Paulo.

Fim do conteúdo da página