Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
354

Será realizada no Palácio do Itamaraty, no dia 16 de outubro, cerimônia comemorativa dos 20 anos da assinatura do Acordo Global e Definitivo de Paz entre o Equador e o Peru, ocorrida em 26 de outubro de 1998, em Brasília. O Acordo pôs fim a importante diferendo territorial na América do Sul.

O evento será presidido pelo ministro Aloysio Nunes e contará com a participação dos ex-chanceleres do Equador, José Ayala Lasso, e do Peru, Fernando de Trazegnies Granda. A cerimônia deverá contar, ainda, com a participação de diplomatas envolvidos nas negociações de paz, militares que participaram da Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP), acadêmicos e o corpo diplomático acreditado em Brasília.

O Brasil atuou como coordenador dos países garantes do processo de negociação e deu contribuição decisiva para seu êxito.

A celebração do vigésimo aniversário do Acordo Global e Definitivo entre o Equador e o Peru recorda e reafirma o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica das controvérsias. Também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder efetivamente a ameaças à paz e à segurança em nosso entorno.

Fim do conteúdo da página