Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
299

Foi assinado, em 24 de agosto de 2018, em Brasília, Memorando de Entendimento sobre Regulamentos Técnicos do Setor Automotivo entre a República Federativa do Brasil e a República Argentina. Firmaram o instrumento, pelo lado brasileiro, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge; e, pelo lado argentino, o ministro da Produção, Dante Sica; na presença dos ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, do Brasil, e Jorge Faurie, da Argentina.

O memorando estabelece “Grupo de Trabalho de Regulamentos Técnicos Automotivos”, que analisará correspondências e eventuais divergências nos regulamentos técnicos adotados por Brasil e Argentina nas áreas de segurança veicular, emissões sonoras e de gases poluentes, eficiência energética e requisitos de avaliação da conformidade de autopeças. Caberá também ao Grupo de Trabalho avaliar a possibilidade de reconhecimento mútuo de resultados e elaborar propostas de adequação dos instrumentos normativos de Brasil e Argentina no setor automotivo para deliberação do Comitê Automotivo, formado por representantes dos governos dos dois países.

A assinatura do Memorando de Entendimento é passo importante nos esforços de ambos os países na promoção de convergência regulatória bilateral no setor automotivo.

O Brasil é o principal destino das exportações argentinas e a principal origem das importações daquele país. A Argentina é o terceiro destino das exportações brasileiras e a terceira origem das importações brasileiras. O setor automotivo é o mais representativo nos fluxos comerciais de bens entre os dois países.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Argentina

 

 

Fim do conteúdo da página