Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
247

Em 24 de julho, será realizada em Puerto Vallarta, México, reunião de Chefes de Estado do MERCOSUL e da Aliança do Pacífico, com a participação do presidente Michel Temer. Será a primeira vez que o MERCOSUL e a Aliança do Pacífico se reúnem em nível presidencial.

A realização do encontro de Puerto Vallarta reflete a importância que o MERCOSUL e a Aliança do Pacífico atribuem à aproximação entre os dois mecanismos de integração e o propósito comum de continuar a fortalecer seus vínculos, para ampliar os fluxos de comércio e investimentos, incrementar a competitividade e impulsionar a integração regional, em um contexto internacional desafiante.

Está prevista a aprovação, na oportunidade, de uma declaração conjunta e de um plano de ação, que complementa e amplia a pauta de trabalhos conjunta definida em abril de 2017, em temas como facilitação de comércio, cooperação regulatória, agenda digital e comércio inclusivo.

O MERCOSUL e a Aliança do Pacífico respondem, juntos, por cerca de 90% do produto interno bruto e dos fluxos de investimento externo direto na América Latina e Caribe e representam aproximadamente 80% da população da região, um mercado de quase 470 milhões de pessoas. Em 2017, o comércio do MERCOSUL com a Aliança do Pacífico alcançou US$ 35,3 bilhões, registrando crescimento de 18% em relação ao ano anterior. No mesmo ano, o comércio do Brasil com a Aliança do Pacífico atingiu US$ 25 bilhões, um crescimento de 21,4%.

Fim do conteúdo da página