Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
244

Será realizada, nos dias 16 e 17 de julho, em Bruxelas, a II Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União. A delegação brasileira para o encontro será chefiada pelo secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Marcos Galvão.

A II Reunião de Ministros CELAC-UE representará oportunidade para examinar a cooperação birregional e reafirmar os valores que aproximam América Latina, Caribe e União Europeia no plano internacional. Durante o encontro serão abordados temas como paz e segurança internacional, comércio, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e intercâmbio em ciência e tecnologia, entre outros.

A América Latina e o Caribe têm uma tradição de diálogo conjunto com a União Europeia de quase 20 anos – mais antiga, portanto, que a própria CELAC. Desde a formação da comunidade latino-americana e caribenha, em 2011, realizaram-se duas cúpulas e uma reunião de ministros das Relações Exteriores entre as duas regiões. A parceria birregional vem-se desenvolvendo continuamente e conta, inclusive, com um Plano de Ação, que, atualizado em 2015, identifica instrumentos e atividades voltados à criação de capacidades, com resultados concretos em diversas áreas, incluindo mudança do clima, pesquisa e inovação, gênero, segurança cidadã e outros assuntos.

O Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, chegará a Bruxelas na noite do dia 17 para reunir-se com os demais chanceleres do MERCOSUL e, juntamente com eles, manter encontro no dia 18 com a Comissária de Comércio da Comissão Europeia, Cecília Malmström, e com o Comissário de Agricultura, Phil Hogan.

Fim do conteúdo da página