Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
234

Brasileira eleita presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho

06 de Julho de 2018 - 09h47

Foi eleita hoje, em Paris, a brasileira Regina Vanderlinde ao cargo de presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A eleição ocorreu na Assembleia Geral Extraordinária da OIV, com 36 dos 45 votos dos países membros favoráveis à candidata e 99,2 votos ponderados.

A OIV é a organização que define padrões internacionais sobre vinho, uva, passas, bebidas à base de vinho e sucos de uva, bem como realiza o acompanhamento econômico e comercial internacional do setor.

Formada em farmácia bioquímica – tecnologia de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, Regina tem mestrado e doutorado em enologia pela Universidade de Bordeaux e trabalha na OIV desde 2012 como secretária científica da subcomissão de métodos de análises. Durante seu mandato, buscará fortalecer o comércio e o turismo vitivinícola e a sustentabilidade da produção, por meio do uso de tecnologia e práticas inovadoras.

A eleição da candidata coloca em destaque a importância e o potencial de expansão do mercado vitivinícola brasileiro. O consumo anual per capita de vinho no Brasil ainda é modesto (1,53 litros, contra 40 litros na França) e cerca de 80% do que é consumido provém de importações, a despeito do reconhecimento internacional que os vinhos nacionais vêm recebendo.

Pesquisa:
Fim do conteúdo da página