Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
228

Será realizada nos dias 6 e 7 de julho, em Chicago, reunião de coordenação com as repartições consulares brasileiras na América do Norte, com a presença do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. Estarão representados no encontro os consulados-gerais em Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, México, Miami, Montreal, Nova York, São Francisco, Toronto, Vancouver e Washington, bem como as embaixadas na Cidade do México, Ottawa e Washington.

A reunião de coordenação tem como objetivo avaliar o esforço em curso de aprimorar a assistência às comunidades brasileiras na América do Norte, que totalizam, aproximadamente, um milhão e seiscentos mil indivíduos, o maior contingente de nacionais fora do país. A política de assistência compreende iniciativas voltadas à ampliação do atendimento consular, ao reforço do associativismo em conselhos de cidadãos brasileiros, ao enfrentamento à violência de gênero, ao apoio ao micro e pequeno empreendedorismo, à educação de crianças e à facilitação do exercício do direito ao voto no exterior.

A reunião de coordenação analisará com especial atenção os reflexos da atual política migratória do governo norte-americano para as comunidades brasileiras, em particular a situação dos menores que se encontram separados de seus pais ou responsáveis em dezesseis abrigos nos Estados Unidos, uma prática em clara violação dos instrumentos internacionais de proteção às crianças e cuja anunciada revogação espera-se seja logo implementada. Serão discutidos, entre outros aspectos, o apoio consular que tem sido prestado aos menores e a assistência jurídica a pais e responsáveis com vistas à recuperação da guarda e à reunificação familiar. O ministro Aloysio Nunes visitará menores brasileiros que se encontram no abrigo da rede Heartland Alliance.

Fim do conteúdo da página