Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
164

Realiza-se em Salvador (BA), de 23 a 25 de maio, a 6ª edição da Conferência Brasileiros no Mundo. O evento reúne representantes de comunidades numerosas e engajadas em parcerias com o Governo Federal em iniciativas e programas de apoio e empoderamento dos emigrantes brasileiros. 

O diálogo é conduzido pela área consular do Ministério das Relações Exteriores e pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). A Conferência conta com a participação de porta-vozes das comunidades brasileiras organizadas em mais de 30 países, incluindo Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Líbano, Japão, EUA, Suriname e Argentina.

O Itamaraty mantém canal permanente de diálogo com a comunidade brasileira residente no exterior – estimada em cerca de 3 milhões de pessoas, espalhadas em países dos cinco continentes – por intermédio do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE).

Esse processo de diálogo estruturado, que completa dez anos em 2018, tem por objetivo tratar de temas de interesse das comunidades de brasileiros expatriados, tais como enfrentamento à violência de gênero, apoio à educação continuada e ao microempreendedorismo, manutenção dos laços culturais e afetivos com o Brasil, fomento ao associativismo, entre outros. O evento deste ano permitirá uma reflexão sobre os avanços obtidos no período e sobre as estratégias futuras.

A comunidade brasileira no exterior constitui um grande ativo para o país, que se beneficia do estabelecimento de vínculos estreitos com outros povos – laços de amizades, familiares, acadêmicos, culturais e empresariais.

Fim do conteúdo da página