Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
106

Celebra-se amanhã, 20 de abril, no Palácio Itamaraty, com a presença do presidente Michel Temer e do ministro Aloysio Nunes Ferreira, o Dia do Diplomata. O evento marca a data de nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, e envolve duas cerimônias: a formatura do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco e a cerimônia de imposição de insígnias da Ordem de Rio Branco.

A turma 2017-2018 do Instituto Rio Branco (IRBr) é composta de 30 diplomatas, dos quais 9 são mulheres. Além dos diplomatas brasileiros, a turma inclui bolsistas enviados pelas chancelarias dos seguintes países estrangeiros: Argentina, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Mongólia, Palestina e São Tomé e Príncipe. 

A patrona escolhida pela turma 2017-2018 é a vereadora Marielle Franco, socióloga e militante dos direitos humanos, assassinada no Rio de Janeiro em 14 de março último.

A paraninfa é a embaixadora Thereza Maria Machado Quintella, ex-diretora do IRBr e primeira aluna do Instituto a ocupar a função de embaixadora do Brasil, em Viena e em Moscou, além de ter sido cônsul-geral em Los Angeles.

Após a formatura da turma do IRBr, acontece a imposição das insígnias da Ordem de Rio Branco que reconhece a atuação de brasileiros e estrangeiros nas mais diversas áreas.

Fim do conteúdo da página