Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
386

Em 2017, Brasil e Hungria comemoram os 90 anos do estabelecimento das relações diplomáticas. Ao longo deste período, os dois países, que compartilham laços de amizade e cooperação, buscaram criar um relacionamento sólido e abrangente.

Milhares de imigrantes húngaros que deixaram o seu país no século passado encontraram no Brasil uma nova pátria. Com inteligência e talento, contribuíram para o desenvolvimento social, econômico e cultural brasileiro, para a aproximação entre seus povos e para o aprofundamento das relações bilaterais.

Nos últimos anos, no âmbito da estratégia de "abertura para o sul" de sua política externa, a Hungria ampliou a sua rede diplomática, consular e comercial no Brasil. O Brasil também fortaleceu a sua presença política, econômica e cultural na Hungria.

Como resultado desse esforço, expandiram-se o comércio bilateral, a atividade empresarial e o turismo, motores da geração de emprego em ambos os países. Brasil e Hungria também atribuem elevada importância à cooperação nas áreas da educação, pesquisa, inovação e formação de jovens, considerada um investimento no futuro.

A valiosa cooperação diplomática estende-se a foros multilaterais e tem como um de seus reflexos de destaque a adesão da Hungria, como membro observador, à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2016.

Ao completar 90 anos de relações diplomáticas, Brasil e Hungria manifestam o desejo de fortalecer ainda mais seu relacionamento e, com base em interesses e valores comuns, explorar plenamente as potencialidades das relações bilaterais, da parceria estratégica Brasil-União Europeia e da cooperação no âmbito dos organismos internacionais.

 

                                                                          Crédito: Embaixada do Brasil em Budapeste


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Hungria

Fim do conteúdo da página