Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
374

O ministro Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) fará visita oficial à Itália na próxima segunda-feira, 13 de novembro, ocasião em que manterá reunião de trabalho com seu homólogo italiano, Angelino Alfano.

No encontro, os ministros passarão em revista os principais temas do relacionamento bilateral, consolidado na parceria estratégica estabelecida em 2007. Discutirão ainda a negociação entre o Mercosul e a União Europeia, à luz dos avanços alcançados na reunião negociadora desta semana em Brasília. Alfano e Aloysio Nunes avaliarão o estado atual do pleito brasileiro para ingresso na OCDE.

Os ministros também abordarão temas multilaterais, tendo em vista a presença da Itália no Conselho de Segurança das Nações Unidas, até o final do corrente ano, e do Brasil no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, no triênio 2017-2019, e a colaboração entre os dois países no âmbito da força das Nações Unidas no Líbano.

O ministro Aloysio apresentará a Alfano panorama da economia brasileira e dos avanços ocorridos nos últimos meses, particularmente as oportunidades para investimento em infraestrutura.

A Itália é o nono maior parceiro comercial do Brasil, o nono maior destino das exportações e a sexta maior origem das importações brasileiras. Foi o 12º maior investidor no Brasil em 2016. Estima-se que existam mais de 1.200 empresas italianas no Brasil, em setores diversos como empreendimentos imobiliários, telefonia, comércio atacadista de alimentos, fabricação de máquinas e equipamentos, peças e acessórios para veículos.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Itália

Fim do conteúdo da página