Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
269

Realizou-se, em Brasília, em 10 e 11 de agosto, a VI reunião da Comissão Mista Brasil-Paraguai sobre Drogas e Temas Conexos. Na abertura do encontro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, e o secretário-executivo da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, ministro Hugo Quintana, assinaram o Termo de Cooperação Interinstitucional entre a Polícia Federal do Brasil e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai.

Os resultados da reunião mostram o compromisso compartilhado de combater organizações criminosas, o contrabando, a lavagem de dinheiro e o tráfico de drogas, armas e pessoas, bem como aperfeiçoar o controle de precursores químicos, a cooperação jurídica e a colaboração na redução da demanda e a atenção aos usuários, sobretudo em áreas de fronteira.

Ressalte-se a decisão de estabelecer "comandos bipartites", mecanismo de cooperação operacional entre forças de segurança e inteligência, com participação de forças estaduais.

Os dois países comprometeram-se, ainda, a iniciar cooperação na repressão ao contrabando e descaminho de produtos específicos, entre os quais o cigarro, medicamentos, calçados e produtos agropecuários.

Também será retomada a cooperação no combate ao tráfico de armas, cujos efeitos sobre os índices de violência nas cidades brasileiras são conhecidos, e realizada avaliação conjunta, a cada seis meses, do intercâmbio de informações sobre rastreamento de armas.

Fim do conteúdo da página