Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
257

O ministro Aloysio Nunes Ferreira participará, no dia 8 de agosto, em Lima, de reunião de chanceleres da região sobre a situação na Venezuela. O encontro, de iniciativa do governo peruano, tem por objetivo reforçar o diálogo regional diante do agravamento da crise venezuelana.

No exercício da presidência pro tempore do Mercosul, o governo brasileiro aproveitará a oportunidade para reiterar o entendimento que motivou a decisão adotada pelos países fundadores do bloco, no último sábado, em São Paulo, de suspensão da Venezuela com base no Protocolo de Ushuaia (cláusula democrática do Mercosul). Ressaltará também que as últimas ações do governo de Nicolás Maduro, como a convocação de uma assembleia constituinte ilegítima, confirmaram, uma vez mais, a ruptura da ordem democrática no país vizinho.

O Brasil buscará que os países reunidos em Lima enviem clara mensagem de solidariedade ao povo venezuelano, demonstrando o compromisso inabalável da região com restauração da democracia, das liberdades individuais e da paz social na Venezuela, por meio do diálogo e da negociação.

 

Fim do conteúdo da página