Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
239

O Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, assinaram hoje, pelo Brasil, um novo acordo econômico-comercial entre os países signatários do Tratado de Assunção (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a Colômbia. A cerimônia de assinatura ocorreu à margem da Cúpula Presidencial do Mercosul, em Mendoza, Argentina.

O Acordo amplia a liberalização do comércio brasileiro com a Colômbia de 84% para 97% da pauta tarifária, a partir de janeiro de 2018, beneficiando especialmente os setores têxtil, siderúrgico e automotivo. A assinatura do novo acordo com a Colômbia é expressão da disposição do Brasil e dos sócios do Mercosul de diversificar parcerias comerciais, ampliar a integração com a região e intensificar a aproximação com os países da Aliança do Pacífico.

Em 2016, as exportações brasileiras para a Colômbia tiveram crescimento de 6% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 2,2 bilhões. Por sua vez, as importações provenientes daquele país foram da ordem de US$ 908 milhões. No primeiro semestre de 2017, o comércio entre o Brasil e a Colômbia aumentou 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Fim do conteúdo da página