Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
236

O Ministério das Relações Exteriores acompanha de perto a situação dos cidadãos brasileiros retidos em Bariloche, Argentina, em razão das consequências da nevasca que afeta a região sul do continente. Por meio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, já foram contatadas autoridades argentinas nos Ministérios dos Transportes e do Turismo, na Defesa Civil e no governo da província de Rio Negro, bem como autoridades aeroportuárias e responsáveis das companhias aéreas Aerolíneas Argentinas e Latam.  O embaixador do Brasil em Buenos Aires contatou a ministra do interior da Argentina sobre apoio ao grupo de cidadãos brasileiros retidos em Bariloche, em especial às famílias com crianças e menores.

Visando a assegurar a assistência necessária aos brasileiros, o Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires e o Consulado Honorário do Brasil em Bariloche também têm mantido contato permanente com as autoridades locais. Está sendo examinada, ademais, a viabilidade de se instalar um núcleo de apoio do Consulado Honorário no Aeroporto de Bariloche.

Cabe ressaltar que aquele aeroporto vem operando com as limitações impostas pelas condições climáticas adversas, dando prioridade à segurança dos voos.

O Plantão do Consulado-Geral em Buenos Aires está atendendo pelo número +54 9 11 4199 9668, dedicado exclusivamente ao atendimento a casos de emergência. Alternativamente, o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty, em Brasília, poderá ser acionado pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br e, também, pelos telefones +55 61 2030 8803/8804 (das 8h às 20h) e + 55 61-98197-2284 (Plantão Consular, das 20h às 8h).

Fim do conteúdo da página