Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
214

(tradução não oficial)

Os países fundadores do Mercosul expressam seu mais categórico repúdio aos atos de violência que ocorreram hoje na Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela e que resultaram na agressão contra deputados e funcionários daquela instituição. Tais atos, precedidos de uma intervenção de altas autoridades do Poder Executivo, sem prévio acordo das autoridades legislativas, constituem um ataque do Executivo sobre outro Poder do Estado, inadmissível no marco da institucionalidade democrática.

Instamos o Governo da Venezuela a por fim imediatamente a todo discurso e ações que incentivem uma maior polarização, com o consequente crescimento da violência, e a garantir o respeito aos direitos humanos, à separação dos poderes e à vigência do Estado de Direito.

Uma vez mais, os países do Mercosul manisfestamos nossa disposição a apoiar e acompanhar o povo irmão da Venezuela na saída da grave crise política, social e humanitária que atravessa seu país e no caminho à restauração plena das instituições democráticas e à paz social.

Fim do conteúdo da página