Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
193

Por ocasião da conclusão da 1ª Rodada de Negociações entre os estados da EFTA e do MERCOSUL sobre um Acordo de Livre Comércio, em Buenos Aires, foi emitido hoje o seguinte comunicado de imprensa:

Após quatro dias de negociações, a 1ª rodada de negociações entre os estados membros do MERCOSUL e da EFTA sobre um Acordo de Livre Comércio chegou a bom termo. As negociações ocorreram em uma atmosfera muito construtiva e amigável, obtendo-se bom progresso em todas as áreas.

A delegação do MERCOSUL foi liderada pelo Embaixador Horacio Reyser Travers, Secretário de Relações Econômicas Internacionais do Ministério de Relações Exteriores e Culto da Argentina, exercendo a Presidência Pró-Tempore do MERCOSUL. Por sua vez, a delegação da EFTA foi liderada por Jan Farberg, Diretor-Geral do Ministério do Comércio, Indústria e da Pesca da Noruega, acompanhado de grande equipe técnica proveniente de várias partes do governo.

As partes realizaram intercâmbios de informação produtivos em todas as áreas, incluindo: comércio de bens; regras de origem; facilitação de comércio e cooperação aduaneira; medidas sanitárias e fitossanitárias; comércio de serviços; barreiras técnicas ao comércio; propriedade intelectual; compras governamentais; comércio e desenvolvimento sustentável; defesa comercial; investimento; concorrência e disposições horizontais, legais e institucionais.

Em um clima de diálogo positivo e construtivo, MERCOSUL e EFTA comprometeram-se a continuar fazendo progressos nesse processo. A próxima rodada negociadora terá lugar em Genebra, em agosto de 2017.

Fim do conteúdo da página