Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
164

O Brasil articulou a formação de grupo de países amigos das Micro, Pequenas e Médias Empresas na Organização Mundial do Comércio, em estreita coordenação com a Argentina, que sediará a XI Conferência Ministerial da OMC, em dezembro próximo.

Os trabalhos do grupo serão abertos a todos os membros e visam propor medidas a serem adotadas na reunião ministerial de Buenos Aires, para estimular maior participação no comércio mundial por parte das micro, pequenas e médias empresas, em particular as originárias de países em desenvolvimento. Entre os resultados esperados da iniciativa estão a facilitação e o aumento das exportações de empresas de países como o Brasil.

Os assuntos a serem discutidos pelo grupo incluem, entre outros: (i) aumento do acesso a informação e oportunidades de mercado; (ii) cumprimento de marcos regulatórios; (iii) transporte e logística; (iv) acesso a crédito; (v) conectividade digital; e (vi) desenvolvimento tecnológico.

O documento que propôs a iniciativa foi apresentado na última reunião do Conselho-Geral da OMC e contou com o co-patrocínio de Brunei Darussalam, Chile, Colômbia, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Malásia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Rússia, Singapura, Suíça, União Europeia, Uruguai e Vietnã, além de Brasil e Argentina.

Fim do conteúdo da página