Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
95

O Ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, realizará visita a Brasília no dia 29 de março, ocasião em que manterá encontro de trabalho com o ministro Aloysio Nunes Ferreira.

Durante a visita, os dois chanceleres realizarão a troca dos instrumentos de ratificação do Acordo entre Brasil e Uruguai sobre Residência Permanente com o Objetivo de Alcançar a Livre Circulação de Pessoas, que facilitará os procedimentos burocráticos para brasileiros e uruguaios que queiram residir no país vizinho.

Os chanceleres tratarão dos principais temas da agenda bilateral, com destaque para o comércio, o fortalecimento da competitividade dos dois países e a segurança nas fronteiras. Passarão em revista temas das agendas regional e multilateral, em particular o fortalecimento do Mercosul e a dinamização das negociações externas do bloco. Tratarão, ainda, de temas globais, como a cooperação entre os dois países no marco da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

Brasil e Uruguai mantêm estreito relacionamento, marcado por elevado grau de cooperação e por um processo de integração profundo e abrangente. Em 2016, o fluxo de comércio bilateral alcançou US$ 4 bilhões, com crescimento de mais de 2% em relação a 2015. Nos dois primeiros meses de 2017, a corrente de comércio cresceu mais de 35% em comparação com o mesmo período do ano anterior.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Uruguai

Fim do conteúdo da página