Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
92

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, realizará visita a Assunção nos dias 27 e 28 de março, ocasião em que manterá encontro de trabalho com o chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga.

A visita ocorre em um momento de intensificação de encontros bilaterais de alto nível, que incluiu, em particular, a visita do presidente Michel Temer ao Paraguai, em outubro passado. Essa sequência de encontros confirma a prioridade que o governo brasileiro atribui às relações com o Paraguai.

Os ministros Nunes Ferreira e Loizaga tratarão do seguimento da visita presidencial em temas como desenvolvimento fronteiriço, comércio, investimentos, infraestrutura e segurança. O objetivo é aprofundar a relação em todas as áreas julgadas prioritárias pelos governos e pelas respectivas sociedades, ampliando oportunidades de parcerias e de cooperação, com impacto concreto no aumento do bem-estar da população dos dois países.

Além disso, os chanceleres examinarão temas das agendas regional e multilateral, com ênfase no fortalecimento econômico e comercial do Mercosul e nas negociações externas do bloco. Brasil e Paraguai possuem visão convergente tanto em relação aos desafios internos do Mercosul, entre os quais sobressai a eliminação de barreiras internas ao comércio, quanto à importância de avançar nas negociações com a União Europeia e abrir novas frentes negociadoras com outros blocos e parceiros individuais.

O Brasil é o principal sócio comercial do Paraguai. Em 2016, o intercâmbio bilateral alcançou US$ 3,4 bilhões. Nos dois primeiros meses de 2017, o intercâmbio bilateral chegou a US$ 556 milhões, o que representa alta de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Paraguai

Fim do conteúdo da página