Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
86

Comemora-se hoje, 21 de março, o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, data instituída pelas Nações Unidas em memória do episódio conhecido como "Massacre de Sharpeville", em 1960, símbolo da repressão do apartheid a manifestações pacíficas contra o regime na África do Sul.

País de grande diversidade étnica, incluindo a maior população afrodescendente do mundo, o Brasil é importante defensor da promoção da igualdade racial nos foros internacionais. Entre as conquistas recentes, que contaram com atuação decisiva do Brasil, merecem destaque a proclamação da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), pelas Nações Unidas, e, pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), da Década dos Afrodescendentes Latino-Americanos e Caribenhos (2014-2023).

A promoção da igualdade racial em todas as esferas da vida pública e privada, nos níveis nacional e internacional, constitui prioridade para o Governo brasileiro. O Brasil não vislumbra futuro de paz e prosperidade sem a liberdade de não ser discriminado por sua origem, raça ou por preconceito de qualquer outra natureza.

Fim do conteúdo da página