Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
82

No próximo dia 21 de março, será lançado, do Centro Espacial da Guiana, em Kourou, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC-1). O satélite permitirá ampliar a cobertura de internet de alta performance, no âmbito do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), da Telebrás, e trará maior soberania, independência e segurança às comunicações estratégicas do Brasil, particularmente aquelas relacionadas à Defesa Nacional. O controle do equipamento será integralmente do Governo brasileiro.

O projeto do SGDC-1 é liderado pelo consórcio brasileiro Visiona, composto pela Embraer e pela Telebrás. No âmbito do projeto, foi realizada licitação internacional, vencida pela empresa franco-italiana Thales Alenia Space, que teve como aspecto central a transferência de tecnologia. Foram capacitados mais de cinquenta técnicos e engenheiros brasileiros durante o processo de desenvolvimento do SGDC-1, cuja cadeia de produção contou com empresas brasileiras. Até a conclusão do projeto, serão lançados, no total, três satélites, o último dos quais deverá ser integralmente fabricado no Brasil.

O trabalho conjunto para o lançamento do SGDC-1 é mais uma etapa importante da Parceria Estratégica entre Brasil e França, que vem contribuindo positivamente para o desenvolvimento nacional, por meio do intercâmbio de tecnologias e informações em áreas estratégicas, como espaço, defesa e supercomputação.

 

 

Fim do conteúdo da página