Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
448

Por iniciativa conjunta do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, do ministro da Defesa, Raul Jungman, do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, e do ministro das Relações Exteriores, José Serra, será realizada, no dia 16 de novembro, no Palácio Itamaraty, em Brasília, reunião ministerial do Cone Sul sobre segurança nas fronteiras, para a qual foram convidados os ministros responsáveis pelo tema na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Trata-se de esforço inédito para dotar de maior coerência e efetividade as ações regionais voltadas para o combate aos ilícitos transnacionais, sobretudo o narcotráfico, o tráfico de armas, o contrabando, o tráfico de pessoas e a lavagem de dinheiro.

A discussão deverá concentrar-se em ações conjuntas de enfrentamento ao crime organizado nas fronteiras. O objetivo será a definição de parâmetros para intensificar o contato direto entre as agências de segurança, aduana e inteligência dos países do Cone Sul.

A iniciativa integra os esforços do governo Temer na área da segurança pública, como debatido na reunião sobre o assunto entre os presidentes dos poderes da República, realizada em 28 de outubro passado.

Fim do conteúdo da página