Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
444

Eleição nos EUA

09 de Novembro de 2016 - 16h54

O governo brasileiro saúda os Estados Unidos pela realização das eleições presidenciais, que resultaram na escolha de Donald Trump.

Vemos positivamente a mensagem de superação das divisões nacionais e busca de relacionamento construtivo com todos os países, emitida pelo presidente eleito em seu discurso de aceitação.

O Brasil buscará manter os laços, antigos e profícuos, com os Estados Unidos, em benefício dos nossos dois povos. Estas duas grandes nações das Américas compartilham semelhanças que valorizam e orientam as relações bilaterais. Somos sociedades multiétnicas, inspiradas por valores democráticos e de respeito aos direitos humanos, em busca da prosperidade, da liberdade, da justiça e da dignidade para todos.

Sobre essas bases, em respeito aos compromissos políticos e jurídicos existentes, desejamos reafirmar nossa agenda de cooperação. Estamos prontos a trabalhar em conjunto com o novo governo, já a partir de sua posse em janeiro de 2017.

Há oportunidades mutuamente proveitosas em investimentos, nas áreas de energia, educação, inovação e tecnologia, combate ao crime organizado, transparência e eficiência regulatória, infraestrutura e promoção dos negócios. Oportunidades que devem ser buscadas entre as instituições e os setores produtivos dos dois países.

Estamos prontos também a incrementar o diálogo e a cooperação com os Estados Unidos sobre as questões globais, tanto bilateralmente quanto nos foros internacionais, tendo presente a responsabilidade de ambos os países na construção de uma ordem mundial estável, justa e pacífica.

Fim do conteúdo da página