Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
423

 

Será realizada, no Palácio Itamaraty, em Brasília, em 31 de outubro e 1º de novembro, a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro será precedido, na manhã do dia 31, pela XXI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, composta pelos chanceleres da Comunidade.

A Conferência marcará o 20º aniversário de criação da CPLP. O Brasil assumirá a presidência rotativa pelo biênio 2016-2018, tendo presidido a Comunidade pela primeira vez de 2002 a 2004.

O tema escolhido pelo Brasil para sua presidência é "A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável". A discussão sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é um dos temas centrais da atual agenda global.

Durante a Cúpula, o Brasil divulgará seu plano de trabalho, elaborado com base em consultas e contribuições de vários ministérios. São ações e iniciativas que o Brasil pretende realizar no biênio em que estará à frente da CPLP.

Estabelecida em 1996, a CPLP conta hoje com nove Estados membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A Comunidade tem como objetivos a concertação política e diplomática, a cooperação multissetorial e a promoção e difusão da língua portuguesa.

Fim do conteúdo da página