Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
358

Foi com imenso pesar que recebi na noite de ontem a notícia da morte de Shimon Peres. Ministro, primeiro-ministro e presidente de Israel, Peres foi um estadista que, como disse quando o recebi em São Paulo, em 2009, personificou a história de seu país. Atuante na política desde antes da fundação do Estado de Israel, sempre acreditou na democracia e no diálogo como o caminho para a solução dos problemas nacionais e internacionais. Foi a personificação da busca pela paz, em Israel e no mundo.

Defensor incansável do Estado de Israel, o presidente Peres nunca desistiu de procurar a paz entre seu país e os vizinhos árabes. Ao lado de Yitzhak Rabin, negociou com Yasser Arafat os Acordos de Oslo, que deram aos três o Prêmio Nobel da Paz de 1994. Como primeiro-ministro e presidente, sempre procurou uma solução para o conflito entre israelenses e palestinos que assegurasse a existência de dois Estados, vivendo lado-a-lado em paz e segurança.

Neste momento de tristeza, transmito a todos os israelenses meus sentimentos pela morte deste que foi um dos grandes estadistas das últimas décadas.

José Serra
Ministro das Relações Exteriores

Fim do conteúdo da página