Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
165

Será realizada amanhã, 28 de abril, em Brasília, a I Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas entre o Brasil e Liga dos Estados Árabes. A delegação brasileira será chefiada pelo Subsecretário-Geral responsável por África e Oriente Médio no Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Fernando José Marroni de Abreu, e a delegação da LEA será chefiada pelo Secretário-Geral Adjunto para Assuntos Políticos, Embaixador Fadel Jawad Kadhum.

O Governo brasileiro tem buscado, nos últimos anos, ampliar a cooperação multissetorial com a Liga e aprofundar o diálogo político bilateral com seus 22 países membros. A realização da I Reunião ocorre menos de um ano após a assinatura, à margem da 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, do Memorando para o Estabelecimento de Cooperação e Consultas Políticas, cujo escopo abrange o debate de questões internacionais, regionais e bilaterais de interesse comum.

A Missão Permanente da LEA em Brasília foi reaberta em 2009. Desde março de 2014, o Embaixador do Brasil no Egito é acreditado como Representante Especial junto à LEA.

O intercâmbio comercial com os países árabes atingiu US$ 19,2 bilhões em 2015.

Fim do conteúdo da página