Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
150


Fotos: AIG/MRE

O Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Sérgio França Danese, conduzirá, juntamente com seu homólogo uruguaio, Embaixador José Luis Cancela, a X Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Uruguai, a realizar-se no Palácio Itamaraty, em Brasília, nos dias 18 e 19 de abril.

A Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço foi instituída em 2002 com o objetivo de coordenar o conjunto dos mecanismos que se ocupam da integração fronteiriça com o Uruguai e de promover o desenvolvimento integrado da faixa de fronteira comum. Desde sua criação, foi responsável pela articulação de políticas integradas e pela negociação de instrumentos jurídicos inovadores, os quais buscaram responder às peculiaridades e às necessidades específicas da região de fronteira. São exemplos de atos bilaterais resultantes da Reunião de Alto Nível, entre outros, o Acordo para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios; o Ajuste Complementar sobre Acesso Recíproco a Serviços de Saúde na Fronteira; e o Ajuste Complementar para a Prestação de Serviços de Assistência de Emergência e Cooperação em Defesa Civil.

Nos dias 18 e 19 de abril, a Nova Agenda reunirá numerosos delegados brasileiros e uruguaios de diversos órgãos federais, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de Departamentos uruguaios, de Prefeituras brasileiras e Intendências uruguaias da região fronteiriça, além de representantes da academia e da sociedade civil. Os delegados examinarão agenda ampla e diversificada, distribuída nos Grupos de Trabalho da Nova Agenda. Os Grupos de Trabalho discutirão temas como saúde e prevenção epidemiológica; educação, cultura e formação profissional; cooperação policial e jurídica; questões trabalhistas e previdenciárias; pesca e aquicultura; saneamento; tráfego vicinal de mercadorias de subsistência; empreendedorismo; infraestrutura e telecomunicações.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Uruguai

Palavras do Secretário-Geral Sérgio Danese na abertura da X Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Uruguai – Brasília, 18 e 19 de abril de 2016

Discurso do Secretário-Geral Sérgio Danese no almoço por ocasião da X Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço – Brasília, 19 de abril de 2016


 

Fim do conteúdo da página