Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
138


Foto: AIG/MRE

O Subsecretário-Geral de Assuntos Políticos II, Embaixador José Alfredo Graça Lima, fará visita a Teerã no dia 11 de abril, para presidir, com o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros para Europa e Américas, Embaixador Majid Takht Ravanchi, reunião do Mecanismo de Consultas Políticas Brasil-Irã. A última reunião do Mecanismo ocorreu em Brasília, em 2011.

A reunião do Mecanismo de Consultas Políticas servirá para uma troca de impressões sobre a agenda internacional, assuntos multilaterais, reuniões e visitas bilaterais programadas para 2016 e possibilidades de cooperação em áreas diversas.

As relações entre o Brasil e Irã, tradicionalmente pautadas pelo diálogo construtivo e visitas regulares de parte a parte, experimentam novo impulso no contexto da implementação do Plano Conjunto Abrangente de Ação (JCPoA) em janeiro passado e do levantamento de sanções internacionais contra o Irã.

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, realizou visita ao país em setembro de 2015, assim como o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, em outubro de 2015. No primeiro semestre de 2016, visitarão o Brasil diversas autoridades ministeriais iranianas, como o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, o Ministro da Defesa, Hossein Dehghan, e o Ministro de Assuntos Econômicos e Finanças,  Ali Tayebnia.

 A corrente de comércio alcançou 1,69 bilhão de dólares em 2015 e US$458 milhões no primeiro trimestre deste ano.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Irã

 

 

Fim do conteúdo da página