Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
105

A Organização Mundial da Saúde e o Governo de Serra Leoa anunciaram hoje, 17 de março, o fim do último surto localizado de Ebola naquele país. Passados 42 dias - equivalentes a dois ciclos de incubação do vírus - da última contaminação, a OMS emitiu nota declarando o fim da epidemia no país, e, por conseguinte, na África Ocidental.

O Governo brasileiro recebeu a notícia com grande satisfação e felicita Serra Leoa e os demais países da região pela erradicação da enfermidade.

A resposta ao surto de Ebola demandou total engajamento dos governos dos países afetados, em particular da Libéria, da Guiné e de Serra Leoa, e ação internacional coordenada entre organizações internacionais, Estados e sociedade civil. O Brasil integrou esses esforços por meio de contribuições financeiras às organizações internacionais envolvidas diretamente na resposta e pela doação de kits médicos e alimentos aos países afetados.

Como fez durante toda a crise, o Governo brasileiro ressalta a importância de que, em situações semelhantes, em complementação às necessárias ações emergenciais, se promova o necessário fortalecimento dos sistemas de saúde nacionais, a fim de diminuir o risco de novos surtos.

Fim do conteúdo da página