Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
45

20160204 Conf Syria


O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, participará, no dia 4 de fevereiro, em Londres, da Conferência Internacional de Apoio à Síria e Região. Além do Brasil, foram convidados para a reunião representantes de cerca de oitenta países, além de diversas organizações internacionais.

Organizada por Reino Unido, Alemanha, Noruega e Kuwait, com apoio das Nações Unidas, a Conferência tem por objetivo ampliar a base de recursos para garantir assistência à população síria que permanece no país e à população refugiada acolhida por países da região, de modo a suprir suas necessidades emergenciais e assegurar seu acesso a oportunidades de trabalho e educação.

A participação brasileira na Conferência de Londres renova a solidariedade do Brasil com o povo sírio e com os países do entorno. O Brasil esteve presente nas três conferências anteriores de apoio à Síria e região, realizadas pelo Kuwait em 2013, 2014 e 2015, quando ofereceu doações realizadas por meio do ACNUR e do UNICEF. Em 2015, o Governo brasileiro prorrogou, por dois anos, sua política humanitária de emissão de vistos em favor de pessoas afetadas pelo conflito na Síria, já tendo acolhido mais de dois mil refugiados de nacionalidade síria no Brasil.

Na Conferência de Londres, o Brasil deverá reiterar sua disposição de doar alimentos à Síria e a países vizinhos, além de anunciar contribuição financeira ao ACNUR para promover ações de proteção e assistência a refugiados. Também deverá reafirmar seu apoio aos esforços do Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Síria na busca de solução pacífica para o conflito.

Fim do conteúdo da página