Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
486

 Foto: Roberto Stuckert/PR

A Presidenta Dilma Rousseff recebeu o Presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, na manhã de hoje em Brasília, ocasião em que reiterou seus cumprimentos pela vitória na eleição de 22 de novembro e confirmou sua ida a Buenos Aires para a posse presidencial, no próximo dia 10. 

Os dirigentes analisaram o relacionamento bilateral e, especialmente, a inserção dos dois países nos fluxos internacionais de comércio e investimento. Lembraram que acordos ambiciosos, abrangentes e equilibrados nessas áreas contribuem para a geração de mais e melhores empregos em todo o mundo, inclusive na região, e que o Brasil e a Argentina têm um papel importante a desempenhar em sua conformação.

Reiteraram que a rápida conclusão do Acordo de Associação Birregional entre o MERCOSUL e a União Europeia é prioritária para os dois países e seus sócios na união aduaneira. Tendo em vista que a oferta do MERCOSUL está pronta desde julho de 2014, renovaram sua expectativa de que a União Europeia cumpra o compromisso assumido em junho de 2015 e finalize sua oferta o quanto antes, de modo a permitir a troca de ofertas e o início de nova e definitiva fase das negociações. Afirmaram, nesse sentido, o compromisso de empenhar-se pessoalmente para fazer avançar as negociações.

A Presidenta Dilma Rousseff e o Presidente eleito Mauricio Macri enfatizaram o objetivo comum de fortalecer o MERCOSUL e expandir o relacionamento econômico e comercial do bloco com outros países e regiões. Coincidiram, nesse sentido, quanto à importância de agilizar e aprofundar o processo em curso de aproximação com a Aliança do Pacífico.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Argentina

 

Fim do conteúdo da página