Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
432


Foto: AIG/MRE

O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, realizará visita oficial ao Brasil, nos dias 12 e 13 de novembro de 2015, no contexto das comemorações dos 40 anos do reconhecimento brasileiro da independência de Angola e do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

No dia 13, o Ministro Georges Chikoti e o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, terão reunião de trabalho para examinar os principais temas da agenda bilateral e tratar de questões regionais e multilaterais, dando sequência aos contatos que mantiveram, em abril último, durante visita oficial do Ministro Mauro Vieira a Luanda.

Os dois Ministros também inaugurarão o Seminário “40 Anos do Reconhecimento da Independência de Angola pelo Brasil”, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Fundação Alexandre de Gusmão, a realizar-se no dia 13, no Palácio do Itamaraty.

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola. Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, os laços de amizade e de cooperação têm-se fortalecido. A convergência de interesses e de objetivos culminou no estabelecimento, em 2010, da Parceria Estratégica entre os dois países. O diálogo entre os países é diversificado e tem se concretizado em iniciativas bem-sucedidas, que vão desde a cooperação no campo educacional à cooperação em defesa.

Angola é um dos maiores parceiros econômicos do Brasil na África. Entre 2006 e 2014, a corrente de comércio bilateral cresceu mais de 80%, tendo alcançado no ano passado US$ 2,37 bilhões.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Angola

Fim do conteúdo da página