Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
341

O Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Sérgio França Danese, ofereceu no dia 25 de agosto, no Palácio Itamaraty, almoço de trabalho aos sete Chefes de Missão dos países da ASEAN residentes em Brasília (Singapura, Filipinas, Indonésia Malásia, Myanmar, Tailândia e Vietnã). O Brasil conta também com Embaixadas residentes nesses sete países.

O evento teve como objetivo estreitar o processo de aproximação entre o Brasil e a ASEAN, iniciado durante encontro ministerial MERCOSUL-ASEAN, em Brasília, em 2008, e que teve seguimento com a designação do Embaixador em Jacarta como Embaixador junto à ASEAN, em 2011; com a organização do I Curso para Diplomatas da ASEAN, no Rio de Janeiro, em 2012; e com a adesão do Brasil ao Tratado de Amizade e Cooperação do Sudeste Asiático (TAC), em Phnom Penh, também em 2012.

Integrada por dez membros (além dos sete mencionados, Brunei, Camboja e Laos), a ASEAN foi criada em 1967 e afirmou-se como o principal mecanismo de integração na Ásia. Conta com extensa rede de mecanismos institucionais intra-bloco e canais regulares de interlocução com seus dez Parceiros de Diálogo. O conjunto dos países membros da ASEAN conta com uma população de 620 milhões de habitantes e PIB de cerca de US$ 2,5 trilhões.

Em 2014, o intercâmbio comercial entre o Brasil e os países da ASEAN alcançou aproximadamente US$ 20 bilhões, o que posicionou o agrupamento como o sexto principal parceiro comercial do Brasil no mundo e o segundo na Ásia, após a China.

Fim do conteúdo da página