Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
335

alemanha

A Chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, acompanhada de sete Ministros e cinco Vice-Ministros alemães, realiza, nos dias 19 e 20 de agosto, visita ao Brasil no âmbito da primeira edição do mecanismo de Consultas de Alto Nível Brasil-Alemanha.

A visita da Chanceler Merkel ao Brasil apresenta formato inovador, na medida em que, além do encontro entre as líderes, os Ministros dos dois países manterão reuniões bilaterais setoriais com seus homólogos.

O novo mecanismo, que prevê reuniões presidenciais e ministeriais a cada dois anos, cria oportunidade para que os diversos temas da agenda bilateral e global, inclusive meio ambiente e reforma da Organização das Nações Unidas, sejam discutidos no mais alto nível.

A programação da Chanceler alemã inclui, hoje, jantar oferecido pela Presidenta Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada. No dia 20, as Chefes de Governo revisarão os temas da ampla agenda bilateral, bem como questões regionais e globais. Serão realizadas, ainda, 24 reuniões entre Ministros brasileiros e suas contrapartes alemãs. Dezessete instrumentos bilaterais serão assinados, promovendo a cooperação e o diálogo em áreas como inovação aplicada a processos produtivos, pesquisa marinha, terras raras, bioeconomia, educação, saúde e segurança alimentar e nutricional.

Serão também adotadas Declaração Conjunta sobre mudança do clima, tendo em vista a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP-21), em dezembro próximo, em Paris, e Declaração de Intenções Conjunta no Domínio da Urbanização, com o objetivo de fortalecer a sustentabilidade ambiental dos espaços urbanos nos dois países.

A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa e o quarto parceiro comercial brasileiro no mundo. Em 2014, o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Alemanha atingiu US$ 20,4 bilhões, tendo praticamente triplicado desde 2005. Existem cerca de 1.600 empresas alemãs instaladas no território brasileiro, que constituem o maior parque industrial alemão fora da Alemanha.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Alemanha

 

Fim do conteúdo da página