Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
200

Entre os dias 3 e 9 de junho, o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, participará, na Europa, de reuniões internacionais e manterá reuniões bilaterais com alguns de seus homólogos europeus.

Nos dias 3 e 4 de junho, em Paris, participará, a convite do Secretário-Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, da Reunião do Conselho em Nível Ministerial da OCDE (MCM 2015). A reunião terá como tema "Destravando o investimento para o crescimento sustentável e o emprego". Na ocasião, o Ministro Mauro Vieira, juntamente com o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, assinará o Acordo de Cooperação entre o Brasil e a OCDE, que permitirá aprofundar e sistematizar o relacionamento do Brasil com a Organização.

À margem da MCM 2015, o Ministro Mauro Vieira manterá, no dia 3 de junho, reunião de trabalho com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional da França, Laurent Fabius. A visita permitirá o acompanhamento de diversos projetos da Parceria Estratégica Brasil-França, em especial nos setores de cooperação transfronteiriça; defesa; ciência, tecnologia e inovação; e educação. Também serão discutidos temas relacionados a comércio e investimentos; paz e segurança internacionais; prosperidade e governança globais; mudança do clima e reforma da ONU

No dia 4 de junho, o Ministro Mauro Vieira participará da Reunião Informal de Ministros da Organização Mundial do Comércio (OMC). Os Ministros de cerca de 30 países-membros intercambiarão pontos de vista sobre a situação atual das negociações da Rodada Doha de Desenvolvimento e as perspectivas para o futuro, em particular para a X Conferência Ministerial da OMC, que ocorrerá em Nairóbi, em dezembro próximo.

No dia 5 de junho, o Ministro se reunirá, em Roma, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália, Paolo Gentiloni. Na ocasião, serão discutidos os principais itens da agenda bilateral, tais como comércio; investimentos; pequenas e médias empresas; cooperação em defesa; e educação. Serão tratados, igualmente, temas da agenda birregional e internacional, incluindo a VII Conferência Itália-América Latina e Caribe, direitos humanos e Nações Unidas.

Ainda em Roma, no dia 6 de junho, o Ministro participará da 39ª Sessão da Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), durante a qual se realizará a eleição do Diretor-Geral da organização, em que concorre, como candidato único, o atual ocupante do cargo, Professor José Graziano.

No dia 8 de junho, a convite do Governo italiano, o Chanceler visitará o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015.

No dia 9 de junho, em Bruxelas, participará da Reunião de Chanceleres preparatória da II Cúpula CELAC-UE (10 e 11 de junho) e manterá encontro com a Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini. Na ocasião, deverão discutir as principais iniciativas bilaterais em andamento, em especial com vistas à próxima Cúpula Brasil-UE, em Brasília, bem como temas atuais das agendas regional e internacional.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página